Passo Aferido: Uma Importante Ferramenta de Planejamento

Todos que interessam-se pela temática sobrevivencialista sabem da importância do planejamento e preparação. Também é necessária a idéia que devemos ter sempre alternativas, caso as coisas dêem errado pela via principal. Então, vamos imaginar o seguinte cenário: A crise está instaurada. Você está pronto para pegar seus pertences mais importantes e deslocar-se com seus familiares para um local seguro, a fim de aguardar a situação melhorar e então retomar sua vida. Seu abrigo é distante cerca de 200km de sua casa.

Tudo Ok! BOB, água, cobertores, documentos e seu veículo. Porém, há um detalhe: Antes de sair e se mandar, as notícias dão conta de que as estradas estão PARADAS! Adicionalmente, as pessoas aproveitam para saquear os motoristas e suas famílias, fato que contribui para o aumento da violência. E aí? Vai arriscar e sair de casa neste cenário? Talvez existam outras vias para chegar ao seu abrigo diferente das rodovias. Um novo planejamento torna-se necessário. O trajeto que seria cumprido em umas três horas levará agora, uns cinco, ou seis dias. Talvez a situação nas cercanias de sua casa esteja se deteriorando e seja emergencial sair o quanto antes.

Seu minuncioso planejamento de carregar equipamento deverá ser modificado para abranger somente itens que possam ser carregados dentro de uma mochila. Mas, como estimar o quanto de comida e água carregar para cumprir o percurso, sem ter carga em excesso? A resposta é o PASSO AFERIDO.
O passo aferido nada mais é que um mecanismo de medida velocidade realizado de forma mais prática. Consiste em caminharmos normalmente durante um período de tempo. Ao final deste tempo, medimos a distância percorrida. Este tempo pode ser em horas, minutos ou mesmo dias. Assim, por exemplo: Medi a distância que percorri após uma hora de caminhada e encontrei 2500 metros. Usando o exemplo anteriormente mencionado, percebe-se que caminhando, eu levaria umas 80 horas para chegar ao destino. Ou seja: 3 dias e 8 horas DE CAMINHADA INITERRUPTA. A partir deste dado, podemos planejar outras coisas, como por exemplo, paradas de descanso: Suponha que você deseje parar durante 30 minutos, a cada 4 horas de caminhada. Contaremos com 22 paradas, adicionando mais 27,5 horas, ao tempo calculado anteriormente. Assim temos 4 dias e 11,5 horas de caminhada.
Levando–se em consideração que, a menos que sua família seja composta por indivíduos de Forças Especiais Russas ou Israilenses, haverá a necessidade de dormir algumas horas, e preparar refeições, assim, computando umas 5 horas de sono por dia, totalizamos 5 dias e 7,5 horas de caminhada, adicionando o tempo das refeições e alguma lazeira, podemos estimar que uns 6 dias de caminhada serão suficientes para chegar até o abrigo.
Agora é possível estimar quanta água e comida levar para sustentar este esforço.
Agora, se você deseja ter medidas mais precisas para planejar seus deslocamentos a pé, o correto é fazer uma tabela contendo diversas situações, por exemplo:
TABELA DE PASSO AFERIDO
USUÁRIO: Jack Wolf

TERRENOS         DESEQUIPADO         ½ CARREGADO           CARREGADO                  SUPERCARREGADO

ESTRADA PLANA       3000 m                     2900 m                      2500 m                             1800 m
ESTRADA DE TERRA  2500 m                     2300 m                      1800 m                             1500 m
AREIA                        1500 m                      1300 m                      1100 m                             1000 m
MATO ALTO              1800 m                      1500 m                      1100 m                               900 m
GRAMA                      2900 m                      2600 m                      2000 m                            1600 m
LAMA                         1200 m                      1000 m                        900 m                               800 m

Esta é apenas uma sugestão de tabela. Ela pode ser muito mais abrangente. Trazer muito mais situações. É aconselhável ter uma para cada elemento do grupo.

Situações que levei em consideração:
DESEQUIPADO – Abrange a situação que considero a mais emergencial. Talvez, somente com uma lâmina. Uma calça, camisa e tênis. Pode ser que seja mais vantajoso para você sair assim, mas saiba que será arriscado.
1/3 CARREGADO – Considero a situação de portando um pequeno kit de sobrevivência Carregando uma quantidade de água pequena, usando calçados mais pesados que um tênis e também um casaco ou abrigo de frio.
½ CARREGADO – Acredito que neste item podemos enquadrar a BOB. Carregá-la lhe dará um suporte para uns 3 dias. Adicionalmente considero um casaco ou abrigo.
CARREGADO – Esta seria a concepção clássica: Um homem pode carregar até 1/3 de seu próprio peso. Assim teríamos uma mochila mais equipada para longos trajetos. Água e comida em quantidade, calçados próprios, abrigo de frio, barraca, munição
SOBRECARREGADO – Se você saber o que carregavam os paraquedistas e fuzileiros que desembarcaram na Normandia no Dia D, saberá o que estou falando. Os caras carregavam tanto equipamento que ao sair das barcaças, afogavam-se. Mas num cenário de crise, a situação de sair sobrecarregado pode ser fazer necessária. Suponha ter que transportar alguém ferido ou um bebê. Alguém carregará o peso extra para manter esta pessoa. Creio que para efeitos de cálculo, 1/3 + 15% de seu próprio peso, é uma situação SOBRECARREGADO.
Há outros fatores a serem considerados: A temperatura, por exemplo, reduz significativamente a disposição para caminhar, além de aumentar o consumo de água. O terreno também influencia, é um declive? É um morro? O mais correto é dividir o trajeto em vários trechos e estimar cada um deles o tempo necessário para fazê-lo.

Por último: SAIBA ESTIMAR. De nada adiantará fazer cálculos e mais cálculos se você aplica-los somente à sua pessoa. Caso tenha que se deslocar com sua família, é necessário fazer uma média. Um bom planejamento, reduzirá o deslocamento para o indivíduo que desloca-se MAIS LENTAMENTE, assim na pior das hipóteses, a estimativa abrangerá o período o mais longo possível.

Escreva algo!