Por que devemos usar coturnos?

Acho muito interessante olhar o quê os ídolos do sobrevivencialismo usam em ações corriqueiras. Nos detalhes você observa o quanto o sujeito é preparado. No caso, observei o famoso Bear Grylls. Realmente não há o quê discutir. O sujeito é realmente “ o cara”. Há situações que ele realmente se põem em risco. Safa-se de situações bem perigosas, parecendo que está num filme de ação. Esta certo… Há toda uma equipe de suporte, mas convenhamos … pular de penhascos exige uma boa dose de coragem!

Pois bem…observava ele saltando e correndo de pedra em pedra. Pulando, agachando girando o corpo. Olhando para suas roupas, percebe que ele estava usando uma “sapatilha”. Não tenho nenhuma experiência em montanhismo ou escalada, mas creio que aqueles calçados devem proporcionar boa aderência para subir rochas íngremes, dando uma tração a mais na hora de subir, ou freando melhor o corpo numa descida.

Agora pense: um cenário potencialmente crítico, devo usar estas tais sapatilhas? Certamente não. Primeiro: creio que não deverá sobrar tempo para ficar escalando rochas quando SHTF. Mais que seus pés, o calçado deve proteger seus tornozelos. É…seus tornozelos. Nossos tornozelos são articulações que permitem que giremos nossos pés para procurar melhor apoio. Pense naquele jogador de futebol que tem que dar aquele maneio no corpo para ao mesmo tempo que visualiza a bola, gira o corpo para dar uma arrancada e correr. Observe seus tornozelos. Eis a chave da questão! Seus tornozelos são elementos de pouca musculatura ao redor que protege. Diferentemente dos joelhos que podem ser ajudados pela musculatura da perna para permanecerem no lugar, os tornozelos são bem “frágeis”, uma entorse neles, vai de impossibilitar de correr. Certa ocasião, enquanto fazia uma leve corrida, pisei torto e ouvi aquele “creck” desagradável vindo dos tornozelos. “CARAMBA!!!” doeu pra burro! Pior ainda foi que o negócio continuou doendo, latejando por dias seguidos. Só o tempo e gelo puderam recuperar o bichinho.

Retomando o raciocínio: Agora imagine você correndo em um local com pedras, lama e obstáculos para saltar, ou tentando safar-se de algum perigo. É natural que proteja seus tornozelos. Um coturno ou bota, pelo seu próprio desenho oferece este tipo de proteção. A rigidez do material ajudará a manter esta parte do seu corpo firme no lugar, enquanto você salta e gira. O coturno remete a uma conotação militar, mas vamos nos desapegar disso! Uma bota dessas de trekking mesmo, com um cano alto o suficiente para pegar o tornozelo todo é suficiente. Não creio que os coturnos militares sejam a melhor escolha por dois motivos: 1 – São pesados; 2 – São permeáveis, não isolam os pés da água. Este equipamento é robusto sim. Durável, mas penso ser pouco provável que alguém queira ficar usando-os durante dias seguidos com os pés molhados.

Quando olhamos para os soldados na Primeira Guerra Mundial, vemos que eles usavam um equipamento chamado perneira. Era uma lona que cobria os calçados e as canelas. Não davam muita proteção e encharcavam. Os “boots” vieram com os americanos na Segunda Grande Guerra. Ao longo dos anos foram sendo continuamente aperfeiçoados e todos os soldados do mundo hoje têm consciência de que proteger os pés é fundamental. Longas caminhadas também requerem bons calçados. Ventilados e macios. Existem muitos fabricantes e possibilidades, mas imaginando um cenário de crise, penso que a melhor opção serão calçados de cano longo.

Anúncios

3 comentários em “Por que devemos usar coturnos?”

  1. Bem, uso coturno frequentemente, tenho um da airstep, não é pesado como os coturnos que vemos por ai, e é confortável.
    Conheci seu blog pela postagem la do Julio Lobo.
    Vou visitar com mais frequência.

    Curtir

Escreva algo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s